9 Benefícios da Dança para a Saúde e Bem Estar!

Olha que legal! Encontramos 9 benefícios da dança na Every Day Health e trouxemos essas dicas valiosas para você. A dança é uma ótima atividade física, queima calorias, pode ser muito divertida e é uma ótima maneira de se manter fisicamente e mentalmente saudável.

benefícios da dança felicidade

1 – Melhora da memória

A arte de dançar não é apenas graciosa, mas também te ajuda a envelhecer muito bem. De acordo com um estudo de um periódico de medicina de New England, Estados Unidos, a melhora na memória e redução de risco de demência na Melhor Idade, é um dos benefícios da dança.

A ciência revela que exercícios aeróbicos podem reverter a diminuição da parte do cérebro que controla a memória, que, naturalmente, diminui na Melhor Idade, e algumas vezes, prejudica a memória.

2 – Flexibilidade

Aqueles agachamentos e danças na ponta do ballet não é apenas para pose, eles melhoram a flexibilidade e reduzem a rigidez. Não precisa de sapatilha! A prática de simples alongamentos trazem benefícios similares. A melhora na flexibilidade ajuda a diminuir a dor nas articulações e dor após atividades físicas.

3 – Menos Estresse

Se você se sente tenso (a) ou estressado (a), talvez seja uma ótima ideia procurar um parceiro (a), ligar a música e dançar! Em um estudo de um periódico de gerontologia dos Estados Unidos, pesquisadores descobriram que dançar com alguém ajuda a diminuir o estresse.

4 – Anti Depressivo

A capacidade de elevar o humor é mais um dos benefícios da dança. Em um estudo, pacientes com depressão participaram em um grupo de dança e mostraram menores sintomas da doença e mais vitalidade.

5 – Benefícios Cardíacos

A dança é uma ótima atividade para quem tem problemas cardiovasculares. Pessoas com problemas do coração que praticaram valsa, melhoraram a saúde do coração, respiração e qualidade de vida significativamente, comparadas a pessoas que praticaram ciclismo ou fizeram esteira como exercícios, segundo um estudo italiano.

6 – Emagrecimento

Segundo um estudo no periódico de antropologia fisiológica do Reino Unido, dança aeróbica é tão benéfica para a perda de peso quanto bicicleta e caminhada.

Se emagrecer é um dos seus objetivos, confira nossos artigos sobre emagrecimento.

7 – Melhora o Equilíbrio

Aulas de dança podem te ajudar na manutenção do equilíbrio, especialmente na Melhor Idade, segundo um estudo de um periódico de atividades físicas e envelhecimento. Isso é devido a necessidade da dança de realizar movimentos rápidos e boa postura. A prática frequente ajuda na estabilidade e melhor controle do corpo.

8 – Mais Energia

Faltando disposição? Aulas de danças podem ser benéficas também nesses casos. A prática semanal pode melhorar a performance física e aumentar os níveis de energia em adultos.

9 – Novos Amigos

Entre os benefícios da dança não estão apenas a saúde mental e corporal, ela tem um importante fator social. Aulas de danças trazem oportunidades de fazer novos amigos e socializar! Manter boas relações sociais aumenta a felicidade, reduz o estresse e melhora até a imunidade.

 

A dança já te ajudou a melhorar a saúde ou encontrar novos amigos? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: