Chá Para Perder Gordura Abdominal

Os chás são um ótimo aliado para a sua dieta de emagrecimento pois ajudam a desinchar barriga, além de serem uma opção barata e de preparo fácil. Você já deve ter lido sobre o chá verde, que é uma opção super conhecida de chá para perder gordura abdominal, mas não é a única.

Nesse artigo iremos detalhar alguns dos principais chás para emagrecer mais rápido, com saúde, e iremos explicar como eles funcionam e porque são tão eficientes.

chá ajudar a emagrecer

Chá ajuda a perder gordura e diminuir retenção hídrica

Há uma lenda que diz que o chá foi descoberto na China, por um imperador, quando folhas caíram sob a sua água quente. Hoje, o chá é a segunda bebida mais popular do mundo, perdendo apenas para a água.

Embora os chás sejam bebidos socialmente, em alguns países mais do que em outros, pesquisadores reconhecem que o chá tem benefícios medicinais, inclusive reduzindo os riscos de câncer e doenças cardíacas.

COMO OS CHÁS FUNCIONAM

Os chás tem altos benefícios nutricionais e baixíssimo teor de gordura, contendo elementos naturais como a teofilina, polifenóis, aminoácidos e vitaminas. A teofilina age estimulando o metabolismo enquanto que os polifenóis tem habilidades antioxidantes e auxiliam na redução da gordura. Alguns chás tem concentrações maiores de polifenóis e outros elementos que ajudam na redução da gordura abdominal.

As catequinas, compostos químicos presentes no chá são um grupo de flavonoides que existem naturalmente nas folhas da planta Camellia Sinensis. As catequinas existem nas folhas de outros alimentos também, como as de maçãs, frutas vermelhas e cacau, mas em concentração menor do que nas folhas de chá.

Uma folha de chá contém uma variedade de substâncias, incluindo aminoácidos, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas. As duas substâncias que mais recebem atenção com propriedades emagrecedoras, no chá, são as catequinas e a cafeína.

Assim como nas folhas de chá, os humanos também estão suscetíveis a oxidação. As moléculas de oxigênio criam um estresse em nosso tecido e órgãos introduzindo radicais livres que levam a complicações como câncer e doenças cardíacas.  Os radicais livres são átomos carregados ou moléculas com um ou mais elétrons muito instáveis e correm por volta de outras moléculas tentando achar um elétron apropriado e ganhar estabilidade. Nesse processo, células são destruídas.

Os antioxidantes são substâncias que diminuem os efeitos nocivos da oxidação e são encontrados naturalmente em frutas e vegetais. Uma vez em nosso corpo, os antioxidantes neutralizam os radicais livres dando a estes um elétron. Os antioxidantes são inofensivos porque são estáveis com ou sem elétrons extras. Exemplos de poderosos antioxidantes são as vitaminas C, vitaminas E e beta caroteno.

Os chás contém uma ampla gama de antioxidantes. Os cientistas não concordam ainda quanto a eficácia dessas substâncias, mas em geral, há um consenso que os polifenóis são os mais abundantes e eficazes fontes de antioxidantes no chá.

Ainda que as evidências sejam inconclusivas, os resultados mostram diversos estudos que mostram que o consumo do chá protege contra cânceres de pulmão, seios, pele, cólon e fígado além de colesterol alto, pressão e doenças cardíacas.

Assim como o café, o chá contém cafeína, estimulante que dá energia e aumenta a concentração. A quantidade de cafeína em uma taça de chá varia muito, de acordo com o local do processamento, mas há um consenso de que a quantidade de cafeína é maior numa xícara de café em si do que no chá. Uma xícara de café tem algo em cerca de 80 mg a  120 miligramas de cafeína, enquanto que o chá tem cerca de 20 mg a 60 mg de cafeína. A maioria dos artigos colocam o chá preto como mais forte, contendo cerca de 30 mg a 40 mg. O Chá verde e chá de oolong tem menos de 10 a 20mg. Ainda que haja quase uma quantidade insignificante de cafeína nos chás, no café não há exageros. Em uma xícara de café preto, apenas cerca de 1% é cafeína.




 

GORDURA ABDOMINAL

Quando as pessoas conversam sobre querer perder gordura abdominal, elas se referem a gordura visceral, mas existem também um outro tipo de gordura chamada de gordura subcutânea. A gordura subcutânea é armazenada diretamente abaixo da pele e é o tipo de gordura que você pode segurar com dedos na sua barriga, braços, coxas ou qualquer outro lugar do seu corpo. A gordura visceral, por outro lado, é muito mais difícil de identificar, porque ela é armazenada por volta dos seus órgãos internos e na região abdominal, incluindo seu fígado, pâncreas e intestinos.

A gordura visceral interfere nas funções do fígado e produção natural de hormônios e sua comunicação entre os órgãos vitais. Isso pode causar resistência a insulina (podendo levar a diabetes), alta pressão arterial, altos níveis de colesterol e um risco maior de desenvolver doenças cardíacas. Altos níveis de gordura visceral também está relacionada a câncer e mal de alzheimer.

De qualquer forma, se você tem uma circunferência de 101 cm para homens e 88,9 para mulheres por volta da cintura, segundo o Journal of the American Medical Association, é um indicativo que você está com excesso de gordura abdominal, mesmo que seja uma pessoa relativamente saudável.

 

COMO E QUANDO TOMAR

Os amantes de chá dizem que o chá é melhor preparado com as folhas. As folhas são tradicionalmente escolhidas e processadas enquanto que os chás em sachê passa por um processamento industrial. Devido ao aspecto de pó do sachê e o seu tamanho pequeno, muitos dos nutrientes disponíveis em folhas maiores são perdidos. Segundo as pessoas que costumam consumir chá, para ter o melhor sabor e nutrientes do chá, é preciso mais espaço e circulação da água para que as folhas se expandam e se desenrolem. Isso não é muito fácil com o chá de sachê.

Uma vez que você tenha escolhido o seu chá, como preparar? Quanto tempo deve levar a infusão do chá? A temperatura da água é importante?

A maioria das pessoas colocam bastante água quando está fazendo a infusão do chá, mas a temperatura em que a água é preparada pode afetar as qualidades do chá. A água usada para chá preto é a única que deveria ser aquecida até uma temperatura de cerca de 93ºC. O chá de oolong, chinês, é tipicamente feito com água na temperatura de cerca de 87ºC e chá verde e branco são feitos em água vaporizada ou água com temperatura de aproximadamente 76ºC. O tempo de mergulhamento das folhas também varia: chá preto e branco leva cerca de 4 a 5 minutos, oolong, 3 a 4 minutos e o chá verde leva de 30 segundos a 2 minutos.

Evite consumir o chá após as refeições, pois eles podem inibir a absorção de alguns nutrientes. Mulheres grávidas, amamentando e pessoas com enfermidades devem consultar antes um profissional de saúde.

 

CHÁ VERDE

O chá verde é cheio de antioxidantes e várias substâncias beneficiais para a saúde.  Muitos estudos mostram que o chá verde pode aumentar a queima de gordura e diminuição do peso.

Sendo uma ótima opção de chá para emagrecer mais rápido, uma das mais famosas, na verdade, uma xícara contém muito menos teor de cafeína (24-40mg) que um copo de café (100-200 mg), ainda tem um efeito leve, mas suficiente. A cafeína, como já dissemos, é um estimulante muito conhecido que tem sido de grande ajuda na queima de gordura e melhora da performance nos exercícios em diferentes estudos.

Mas, o principal fator do chá verde é a sua quantidade de antioxidantes e suas catequinas, a mais importante sendo a EGCG (Galato de Epigalocatequina), uma substância que acelera o metabolismo.

Os benefícios do chá verde podem ser obtidos com o preparo da bebida e como extrato de chá verde, como um suplemento, que é como a maioria dos estudos foram feitos.

 

CHÁ DE HIBISCO

chá de hibisco

O chá de hibisco tem sabor suave e estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido, sendo um ótimo chá para emagrecer e desinchar.

O chá de hibisco tem uma alta concentração de antocianina (flavonoide) que tem ação antioxidante e anti-inflamatória (combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). A gordura abdominal contribui para a inflamação, então talvez você  possa imaginar mais um motivo pelo qual o chá de hibisco é um dos melhores chás para perder gordura abdominal.

Para prepará-lo, aqueça um litro água e depois acrescente 2 colheres de sopa cheias do hibisco seco, ou sachês. Desligue o fogo, tampe e deixe na infusão.

Atenção: ao comprar chá de hibisco, confira o nome científico da planta: Hibiscus Sabdariffa. A flor de hibisco encontrada em jardins não é a mesma que se utiliza no preparo de chá de hibisco.

 

CHÁ DE SETE ERVAS

O chá de 7 ervas é uma combinação de ervas: abacateiro, carqueja, cavalinha, chapéu-de-couro, espinheira-santa, jurubeba e erva de bugre.

Para quem quer emagrecer, a combinação de diversas ervas é uma boa opção. Isso porque o ganho de peso pode ser causado por vários fatores, então é bom que se atue em diferentes áreas. O resultado dessa mistura ajuda a reduzir o apetite, regular o intestino e reduzir a gordura localizada, além de combater a ansiedade e as celulites. Você pode tomar 1 litro por dia em doses fracionadas.

 

CHÁ PRETO

chá preto

O Chá Preto, geralmente tem um sabor mais forte e mais cafeína do que os outros. É rico em antioxidantes, tais como os flavonoides, e em polifenóis, que ajudam na prevenção da formação de potenciais agentes cancerígenos no corpo. Embora seja cheio de benefícios, o chá preto não deve ser bebido em excesso. A cafeína em excesso pode dar insônia e agitação.

 

CHÁ BRANCO

chá branco

O chá branco é oriundo da planta Camellia sinesis, a mesma que origina o chá verde e o chá preto. Esta bebida se destaca pela forte ação antioxidante, principalmente porque possui grandes quantidades de catequinas. Por isso, ele é importante para a prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas e também tem ação anti-inflamatória, além de ser uma boa opção de chá para perder gordura abdominal, visceral. A planta não passa por fermentação e por isso tem ação antioxidante mais forte e menor quantidade de cafeína.

Outra substância presente no chá branco é a L-teanina, um aminoácido que age no cérebro e favorece o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, o chá branco além de ser bom para emagrecer, pode ajudar com problemas como insônia, depressão e estresse.

 

CHÁ DE GENGIBRE E LIMÃO

chá para perder gordura abdominal

O gengibre também pode ser uma solução de chá para perder gordura abdominal enquanto ajuda com alguns outros problemas. O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias com ação eficaz contra tendinite, dores de garganta, musculares, articulares, de artrite ou artrose e até mesmo contra dores de dente.

O gengibre ajuda a digerir açúcar e regular os níveis de glicose em pacientes com diabetes do tipo 2. Altos níveis de açúcar gera mais produção de gordura e, consequentemente, gordura abdominal.

Para preparar o chá de gengibre, coloque um punho de gengibre fresco e cortado em fatias, com água, dentro de um bule e deixe ferver, mergulhando o gengibre por cerca de 8 a 10 minutos. Jogue algumas folhas de menta e depois coloque limão a gosto. Algumas receitas achadas na internet sugerem também a adição de mel para adoçar. Se o gosto ficar muito forte, você pode dosar colocando mais mel ou água. Utilize o chá 3 vezes ao dia, mas não consuma gengibre numa quantidade maior que 3 gramas ao dia, para evitar aumento da pressão e desconfortos intestinais.

 

CHÁ DE GUGGUL

O chá de guggul é um chá indiano usado na medicina ayurveda. Ele tem propriedades que trabalham acelerando o seu metabolismo. Esse chá usado para gerenciamento do peso também tem propriedades purificadoras e rejuvenescedoras.

Embora o extrato seja geralmente utilizado para a medicina ayurveda e não tem provas relacionadas ao emagrecimento, o chá parece promover perda de gordura fazendo com que a tireoide estimule o metabolismo e outros funções corporais, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburg. Geralmente é eficaz como chá para perder gordura se utilizado com sais fosfatos, tirosina e hidroxycitrato, junto a prática de exercícios físicos, de acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan.

Existem alguns efeitos que se pode experimentar ao utilizar o chá de guggul, como diarreia, náusea, dores de cabeça, erupções cutâneas, dores no estômago e anorexia, portanto, não deixe de procurar um nutricionista ou médico antes de utilizá-lo. E não o utilize se você tiver diarreia crônica, colite ulcerativa, doença de Crohn ou doença do fígado.  O Guggul também pode interagir negativamente com outras medicações, como remédios para tireoide ou anticoagulantes.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os chás podem ser um grande aliado para perder gordura abdominal e na perda de peso de modo geral. Eles tem vários benefícios para a saúde, além da capacidade de queimar gordura e de agir como diurético, diminuindo a retenção líquida que dá aquele aspecto de inchaço.

O uso do chá para perder gordura abdominal é ótimo, mas deve ser aliado a uma dieta apropriada e exercícios físicos. Tente se exercitar ao menos 30 minutos por dia. Isso ajuda a queimar calorias. Faça atividades aeróbicas como treinamentos em circuito, caminhada rápida, natação e andar de bicicleta. E tente fazer alguns treinamentos HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade), mas para isso, peça ajuda a seu instrutor. Em 2009, um estudo na Universidade de Virginia, Estados Unidos, encontraram que esse tipo de exercício queima gordura, tanto gordura abdominal, visceral, quanto gordura subcutânea.

O chá verde pode acelerar o metabolismo e auxiliar na queima de gordura abdominal, mas os efeitos são modestos se levado em consideração a quantidade de quilos perdidos. Em geral, chá é muito bom e ajuda a perder gordura localizada na barriga, mas seus principais efeitos, ao menos os mais rápidos, é na diminuição da retenção líquida, que já dá uma melhor aparência. E você pode conseguir resultados já com apenas uma semana.

Faça dieta! Um pouco de chá que se adicione na dieta pode funcionar melhor se combinado com outros hábitos como o consumo de mais proteína e menos carboidratos.

O chá ajuda o sistema digestivo e contém antioxidantes que agem como anti inflamatórios. As catequinas aumentam a atividade das enzimas digestivas que ajudam na quebra das proteínas no estômago. Os polifenóis dos chás interferem na absorção de ferro, segundo alguns estudos, portanto, é recomendado que se utilize alimentos ricos em vitamina C se for tomar o chá próximo as refeições, para que esse efeito seja reduzido. Não se deve consumir chá junto as refeições porque limita a ação das catequinas no corpo. Pessoas com deficiência em ferro, sobretudo, devem evitar beber chá após as refeições. Mulheres grávidas, amamentando e pessoas com enfermidades devem, antes de consumir algum chá, consultar um profissional de saúde.


FONTE


Chás anti-inflamatórios. Disponível em: https://www.chabeneficios.com.br/chas-anti-inflamatorios/.

Drinking tea with or after meals — good or bad?. Disponível em: http://www.thehealthsite.com/fitness/drinking-tea-with-or-after-meals-good-or-bad/.

How Green Tea Can Help You Lose Weight Naturally. Disponível em: https://authoritynutrition.com/green-tea-and-weight-loss/.

How tea works. Disponível em: http://science.howstuffworks.com/innovation/edible-innovations/tea.htm.

How to burn visceral fat. Disponível em: http://www.livestrong.com/article/173780-how-to-burn-visceral-fat/.

Role of Guggul Extract in Weight Loss. Disponível em: http://www.livestrong.com/article/444778-the-benefits-of-triphala-guggul/.

Tea for burning stomach fat. Disponível em: http://www.livestrong.com/article/397093-teas-for-burning-stomach-fat/.




 

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