Memória muscular: o que é, como funciona e como recuperar massa magra

Você já ouviu falar em memória muscular? Você levou duas semanas sem malhar durante o carnaval. Ou interrompeu sua rotina de exercícios há algumas semanas ou meses. Nesse pouco tempo, sentiu uma perda de massa muscular nesse tempo. Você sabia ou já notou que, voltando a malhar, os ganhos de massa muscular são mais rápidos?

Isso é o que chamamos de memória muscular. Leia o artigo e saiba mais sobre como funciona, a sua relação com treino e como ela pode te ajudar nos ganhos de massa muscular, ou seja, na hipertrofia.

Memória Muscular

Memória muscular auxilia no retorno da boa forma física

O QUE É MEMÓRIA MUSCULAR?

Se você ficou um tempo sem malhar e ao voltar a academia sentiu que estava ganhando massa muscular mais rápidos do que da primeira vez, com um nível mais alto de facilidade e força, você já experimentou dos benefícios da Memória Muscular.

Esse fenômeno caracteriza-se pela condição que o corpo tem de “se lembrar” de um estado anterior, um estado onde você tinha maior percentual de massa magra.  Quando isso acontece fica mais fácil para você, que já teve um corpo mais forte, voltar a conquista-lo, pois ele já está “semi preparado” para novos ganhos. Os músculos já tendem a se desenvolver por natureza. Tudo isso tem a ver com o tamanho das células musculares e os seus núcleos.

 

COMO FUNCIONA A MEMÓRIA MUSCULAR?

 

Tudo tem a ver com o tamanho das células musculares (miócitos) e a quantidade de núcleos. O que acontece é que, quando você ganha massa muscular, as suas células crescem de tamanho, e como as células musculares são muito maiores e mais complexas do que outras células do corpo, podem chegar a conter centenas de núcleos. O processo do aumento do número de núcleos das células acompanha a hipertrofia.

Quando você fica por um determinado período sem malhar, praticar crossfit, artes marciais ou qualquer outra atividade física com objetivo de hipertrofia, e sai da dieta, você pode começar a perder massa muscular, o que também é normal, se você não mantém os mesmos níveis de ingestão e gasto calórico de anteriormente.

O que acontece é que durante a falta de exercícios, apenas o tamanho das células musculares diminuem, mas não a quantidade dos seus núcleos, até certo ponto.  Ou seja, se você parou de malhar por algum tempo, a memória muscular fará com que seja mais fácil aumentar a massa muscular até o ponto anterior, facilitando o retorno da boa forma física.

 

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ DEIXA DE TREINAR?

 

A falta de atividade física, geralmente acompanhada de mudanças na dieta, leva a perda de massa muscular e força, mas o nível e a rapidez em que você perde esses ganhos conquistados com tanto esforço, depende do seu estado inicial e por quanto tempo você estava praticando a atividade física.

Atletas profissionais ou que já estão em nível avançado tendem a demorar mais a sentir os efeitos da perda de força. Já para os novatos em treinos, a proporção de atrofia muscular é mais rápida, e pode fazê-los voltar ao estágio inicial mais facilmente.

Após o conteúdo já apresentado, já dá pra entender melhor a função da memória muscular adquirida e sua relação com o treino e hipertrofia, não é? Agora, provavelmente você já entendeu porque atletas iniciantes ou mesmo praticantes de academia por puro hobby, costumam perder peso tão rápido, que levaram tanto tempo para ganhar, só por ficarem aquele pouco tempo sem treinar, naquela época durante as férias ou quando ficaram gripados, por exemplo.

Outro lado da moeda: se você tiver um biotipo que favoreça o ganho de gordura, a percentagem de massa muscular pode ser reduzida mais facilmente, pois seu gasto calórico e o metabolismo são reduzidos enquanto você não está praticante atividades físicas. Isso faz com que o seu corpo aumente a percentagem de gordura corporal, também conhecida como body fat.

 

QUANTO TEMPO DURA A MEMÓRIA MUSCULAR?

 

A memória muscular, ou seja, a capacidade que o corpo tem de voltar a boa forma, de forma mais fácil, e recuperar ganhos, depende muito do seu nível: iniciante, intermediário ou avançado. As células conseguem armazenar os núcleos até 90 dias sem ritmo de atividade física frequente. Após esse período, os núcleos começam a diminuir e será mais difícil pro praticante de atividades físicas voltar ao seu estágio de força e composição muscular anterior.

 

COMO RECUPERAR A MASSA MUSCULAR?

 

Os pilares para se recuperar a massa muscular perdida durante o tempo sem treinar são os mesmos que quando você é um iniciante, com a vantagem de ser mais fácil! Faça uma dieta com todos os macronutrientes e micronutrientes de forma balanceada. Converse com o seu médico ou nutricionista sobre a possibilidade de ingestão de suplementos alimentares para acelerar os ganhos e ajudar na dieta. Faça exercícios regularmente. E durma! O sono é um período muito importante para a hipertrofia muscular, sobretudo na fase da recuperação. É enquanto você dorme que os seus músculos crescem, portanto, se você está pretendo recuperar a massa muscular, é claro que precisa também ter boas noites de sono.

 

CONCLUSÃO

 

A memória muscular é o fenômeno em que as células musculares, também conhecidas como miócitos, guardam a capacidade do corpo voltar ao estado de ganhos anterior a um período de inatividade física. A perda de massa muscular depende muito do estágio inicial do atleta e do tempo em que ele passou treinando, mas as células conseguem armazenar os núcleos (estes, responsáveis pela memória muscular) até 90 dias sem ritmo de atividade física frequente. Após esse período, os núcleos começam a diminuir e será mais difícil pro praticante de atividades físicas voltar ao seu estágio de força e composição muscular anterior.

Mesmo se você não estiver indo regularmente aos treinos, sejam eles de academia, crossfit, jiu-jitsu, natação ou qualquer outro esporte, tente fazer algumas atividades para tentar manter o seu peso e sua composição muscular. Você pode utilizar faixas de resistência elásticas, abdominais e até mesmo fazer uma caminhada de vez em quando em alguma avenida arborizada. Após voltar aos treinos, coma bem, beba bastante água, se dedique e repouse muito para que seus músculos possam se recuperar com mais rapidez e eficiência.

Suplementos para Ganhar Massa Muscular

Quais são as suas percepções sobre a memória muscular? Você já sentiu que perdeu massa muito rápido ou que voltou a ganhar mais rápido após voltar a praticar exercícios? Compartilhe conosco as suas experiências!

FONTE:
A Memória Muscular Explicada. http://www.musculacao.net/a-memoria-muscular-explicada/

What Happens If You Stop Going to the Gym. http://www.livestrong.com/article/436441-what-happens-if-you-stop-going-to-the-gym/
How to Regain Muscle Mass http://healthyliving.azcentral.com/regain-muscle-mass-14290.html
How Fast Do You Lose Muscle BY Not Training. http://www.livestrong.com/article/383660-how-fast-do-you-lose-muscle-by-not-training/

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