Termogênicos Para Emagrecer: Saiba Como Eles Funcionam!

Os termogênicos são suplementos que queimam gordura através do aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo e, em alguns casos, utilizando as reservas de gordura do corpo como fonte de energia.

Neste artigo você vai saber como funciona, quais são os principais componentes dos suplementos termogênicos, para que serve e os mais vendidos do mercado.

termogênicos

Termogênicos emagrecem e melhoram a performance e o foco

TERMOGÊNICO: O QUE É E PARA QUE SERVE

Os termogênicos são grandes aliados da prática de atividades físicas e dieta no controle e diminuição do peso. Se o seu objetivo é queimar gordura e emagrecer com resultados mais rápidos, então os suplementos termogênicos são mais indicados para você.

Você precisa queimar mais calorias do que consome! Qualquer atividade que você faça no seu dia a dia, exige calorias, que é a unidade de medida de energia que utilizamos para mensurar as energias tanto dos alimentos, quanto das suas atividades.

Exemplo: você saiu no final de semana com os amigos para uma pizzaria, e consumiu cerca de 400 calorias (400 kcal). No dia seguinte, você quer dedicar um tempo a uma corrida para queimar as calorias extras ingeridas. Você teria que correr cerca de 40 minutos para queimar aquele pedaço de pizza.

Observação: a quantidade de calorias que você irá queimar depende de vários fatores como intensidade do exercício e seu peso atual, mas consideramos que, em um minuto, você queime 10,92 calorias, de acordo com este artigo do globo esporte.

Os termogênicos são suplementos que ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida acelerando o metabolismo. Ao fazer uso de emagrecedores, você gasta mais energia fazendo as mesmas atividades, pois os termogênicos aumentam a sua temperatura corporal, e isso faz com que você queime mais gordura. Esse processo é chamado de termogênese.

 

O QUE É METABOLISMO?

Se você já conhece ou já escutou falar sobre termogênicos antes, deve saber que eles aceleram o metabolismo. O metabolismo é o termo utilizado para descrever todas as reações químicas envolvidas na manutenção das atividades das células e do organismo e pode ser dividido em duas partes: o catabolismo (quando o corpo quebra células para obter energia) e anabolismo (a síntese de componentes, como a proteína, para alimentar as células. É relacionado a nutrição, e por consequência, aos termogênicos. Como os termogênicos aumentam a temperatura corporal, o metabolismo é acelerado, levando ao catabolismo, e como ele trabalha quebrando as células para obter energia, você queima mais calorias e emagrece (se as outras variáveis estiverem sendo seguidas corretamente, como exercícios físicos e dieta).

 

fitness woman

Foto: fitnessmash.com.

Além da queima de gordura, os termogênicos promovem um maior foco e energia para um treino de performance superior.

 

TERMOGÊNICOS FUNCIONAM?

Sim!

E deixamos para explicar isso após você ter lido sobre como funcionam os termogênicos e sua relação com o metabolismo, para que você entenda melhor o que esperar ao utilizar termogênicos naturais.

Para emagrecer, você precisa gastar mais energia do que consome!

Os termogênicos emagrecem, sim, mas eles não agem diretamente na comida, não as destroem.

E da mesma forma, eles não fazem o seu corpo aquecer completamente sem você dar um passo para isso.

Os termogênicos aumentam a capacidade do seu corpo de aquecer, acelerar o metabolismo e portanto, queimar mais calorias do que gastaria fazendo determinada atividade, além de fornecer mais foco e mais energia. Mas para isso acontecer de forma potente para o emagrecimento, você deve fazer a sua parte.

Você deve aliar o uso dos termogênicos para emagrecer a uma dieta para perder peso, com práticas regulares de exercícios físicos. Afinal, a quantidade gasta de energia e, consequentemente, de calorias, ainda que duas vezes mais eficiente, não será o suficiente se você tomar o termogênico e não se exercitar.

 

BENEFÍCIOS

Listamos alguns benefícios que você deve esperar ao escolher tomar termogênicos para emagrecer.

  • Acelera o metabolismo
  • Ação rápida
  • Queima de gordura e emagrecimento
  • Aumento da saciedade
  • Mais energia e foco a para os treinos
  • Maior definição muscular

 

OS INGREDIENTES MAIS COMUNS

A fórmula dos suplementos termogênicos muda de acordo com o tipo e marca do produto, mas podemos dizer que a cafeína é o ingrediente principal da maioria dos suplementos termogênicos importados e nacionais.

A cafeína é um dos melhores estimulantes do mercado. Acelera o metabolismo e promove energia, além de dar mais foco. A concentração varia, mais costuma ficar entre 210mg a 420mg (maior dosagem permitida pela ANVISA, no Brasil).

Além da cafeína, os termogênicos costumam ter em sua composição os seguintes ingredientes:

  • Chá Verde – antioxidante, também fonte de cafeína e oferece benefícios ao cérebro, queima de gordura e diminui os riscos de câncer.
  • Cromo – composto químico usado para tratar deficiência de cromo no sangue, controlar o açúcar, diminuir o colesterol e auxiliar na perda de peso. Ajuda a obter saciedade e controlar a vontade de comer doces, por exemplo.
  • Taurina – um aminoácido com propriedades antioxidantes que promove aumento de performance.
  • Citrus Aurantium – ou sinefrina: uma substância obtida da casca da laranja amarga, que serve como substituta segura a efedra (substância também conhecida, e geralmente associada a efedrina, mas que hoje tem venda proibida).

 

CONTRA INDICAÇÔES – TERMOGÊNICO FAZ MAL?

A mesma regra que vale para todos os suplementos vale para os termogênicos: se você tem qualquer enfermidade ou tem propensão a desenvolver, procure antes um nutricionista ou médico para uma consulta e análise.

Existem diversos termogênicos no mercado e as contra indicações podem variar, mas, em geral, pessoas com problemas cardíacos e/ou de pressão, diabéticos e pessoas que tem problemas com o sono, devem evitar o seu uso, pois termogênicos podem acelerar os batimentos cardíacos, entre outros efeitos, como insônia, dor de cabeça, enjoo, tontura estresse e aumento da pressão arterial.

Os efeitos variam de pessoa pra pessoa e vai depender da sua predisposição, do termogênico que você está utilizando e da quantidade! Jamais exagere ou tome dosagem maior sem saber o que está fazendo ou sem ter experimentando antes.




COMO TOMAR SUPLEMENTOS TERMOGÊNICOS?

Em geral, a maioria dos suplementos indica a sua utilização cerca de 30 minutos antes do café da manhã. Se o termogênico que você estiver utilizando for de duas doses ao dia, ou você quiser dividir, você pode utilizar uma dose pela manhã, e outra dose do seu termogênico 30 minutos antes da atividade física, para aproveitar o foco e energia que ele te fornecerá. Ou você pode simplesmente utilizar antes da atividade física.

Respeite os sinais do seu corpo!

Se você tomou uma dose e não se sentiu bem, diminua a dosagem ou, se for o caso, pare de tomar!

Evite tomar termogênicos antes de dormir! Se possível, faça uso do suplemento cerca de seis horas antes de ir pra cama, para evitar problemas de insônia.

 

QUAIS SÃO OS TERMOGÊNIOS MAIS VENDIDOS?

Existem várias marcas e tipos de termogênicos no mercado. Existem até mesmo os alimentos com propriedades termogênicas naturais, como o óleo de côco e chá verde.

Vamos focar especificamente nos suplementos termogênicos, que trazem uma mistura de ingredientes e é sobre o que escrevemos nesse artigo.

Acessamos algumas lojas virtuais e procuramos os 5 suplementos mais comprados, de acordo com essas lojas, e também com a nossa própria loja. Aqui está o resultado.

 

1 – Kimera – Iridium Labs

termogênico kimera

Esse é um dos termogênicos mais procurados no mercado. Seu lançamento foi tão bom e vendeu tanto que ficou em falta por um tempo, enquanto a Iridium Labs, fabricante do termogênico kimera, produzia mais desse maravilhoso suplemento.

O kimera tem uma composição muito interessante com um mix do citrus aurantium com 300g de cafeína a cada duas cápsulas e auxilia tanto na queima de gordura, foco e energia, quanto na saciedade. O valor também compensa muito se comparado com outros produtos do mercado.

 

2 – Sineflex – Power Supplements

termogenico sineflex

Outro suplemento termogênico muito bom é o Sineflex. Ele é fabricado pela Power Supplements, uma das melhores marcas de suplementos nutricionais de qualidade do Brasil, fabricante de suplementos como o famoso dilatex e t_sek, diurético que tem uso recomendado junto ao sineflex.

O termogênico sineflex tem uma tecnologia inovadora: são dois tipos de cápsulas que você usa. Ambas vem em um mesmo frasco, com colorações diferentes. A pure blocker, incolor, tem em sua composição quitosana (substância que absorve parte da gordura dos alimentos), citrus aurantium e psillium.  Você utiliza duas cápsulas antes das principais refeições, para a maioria das pessoas, antes do almoço e jantar, totalizando 4 cápsulas da purê blocker, ao dia.

A outra cápsula do sineflex é a chamada dynamic focus, que como o nome sugere, promove o foco, energia e é a responsável por queimar gordura. A dose recomendada é de 1 cápsula e você pode tomar antes do café da manhã ou antes da sua prática de atividade física.

 

3 – Lipo 6 – Nutrex

termogênico lipo 6

O Lipo 6 é um suplemento termogênico importado da Nutrex que teve sua versão criada para vender em território nacional. O lipo 6 se popularizou muito no Brasil durante um tempo, mas sua versão, original, não existe mais. Hoje se encontra versões em pó e em cápsulas. Cada cápsula serve 350mg de cafeína, que deve ser utilizada uma vez ao dia, apenas. Sua versão em pó tem, além de cafeína, taurina, cromo e gluconolactona.

 

 

4 – Therma Pro Hardcore – Integralmédica

therma pro hardcore intelgramedica

O Therma Pro Hardcore é da Integralmédica, uma marca conhecida e já estabelecida no mercado de suplementação nacional. O Therma Pro é um produto a base de guaraná (que também tem cafeína) , sendo assim uma ótima opção de termogênico com rápido efeito! Está disponível em potes de 60 e 120 cápsulas e a porção, de duas cápsulas, fornece 280mg de cafeína.

 

 

5 – Thermo Abdomen – Bodyaction

thermo abdomen termogênico bodyaction

O Thermo Abdomen, da bodyaction é um termogênico com 240mg de cafeína por dose (2 tabletes) e oferece mais disposição para o atleta iniciante. Seu preço é baixo e se apresenta como uma boa opção para quem nunca usou um suplemento termogênico e gostaria de experimentar.

 

 

Dica: os termogênicos lipo 6 e oxyelite ficaram muito famosos por um tempo, mesmo com a proibição no Brasil, mas as versões originais não são mais fabricadas. O fabricante do termogênico oxyelite, por exemplo, publicou em seu site uma nota informando que foram achadas unidades que continham uma substância geralmente utilizada em antidepressivos, substância essa que o laboratório, segundo eles, nunca utilizou em sua fórmula original. Esses produtos, então, se tratavam de produtos falsificados. A produção parou em 2013.  A do lipo 6, antes disso. Ambos o oxyelite e o lipo 6 tinham uma substância chamada DMAA, que é proibida no Brasil. Há versões nacionalizadas do produto, com base em cafeína, mas não é a fórmula original importada que se encontrava antigamente.

 

CONCLUSÂO

Os termogênicos se apresentam como uma ótima opção para você que deseja acelerar a queima de gordura e está disposto a aliar a uma dieta eficiente e exercícios físicos regulares. Sua capacidade de acelerar o metabolismo e gerar mais energia, torna o termogênico uma boa opção também para quem deseja melhorar a sua performance e seu foco.

Antes de comprar um emagrecedor, avalie se está disposto a emagrecer com saúde, aliando aos outros fatores fundamentais, e escolha com cuidado, um suplemento que seja seguro, que te atenda e que seja original.

Se quiser conhecer alguns produtos, passe na nossa loja e leia mais: termogênicos da loja virtual.


FONTE
A tabela dos alimentos. Disponível em: http://www.tabeladosalimentos.com.br.
Quantas calorias nós gastamos correndo? Saiba como calcular. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/02/quantas-calorias-nos-gastamos-correndo-saiba-como-calcular.html.

Taurine. Disponível em: https://examine.com/supplements/taurine/.
What Is chromium picolinate? Disponível em: http://www.everydayhealth.com/drugs/chromium-picolinate.
What is metabolism? Disponível em: http://www.news-medical.net/life-sciences/What-is-Metabolism.aspx.
What Is taurine? Separating myth from reality. Disponível em: https://draxe.com/what-is-taurine/.

 

Você tem alguma dúvida? Algum assunto que gostaria de ler no nosso blog? Alguma experiência com termogênico que gostaria de contar? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Compartilhe com seus amigos!

Você pode gostar...

DEIXE O SEU COMENTÁRIO!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: