Whey Protein antes do café da manhã pode prevenir diabetes, segundo cientistas de NewCastle.

Segundo estudos realizados pela Universidade de NewCastle, Inglaterra, tomar whey protein antes do café da manhã pode prevenir diabetes. A substância comumente utilizada por fisiculturistas e atletas ajuda a controlar o pico de açúcar no sangue após o consumo de alimentos.

Whey Protein no Café da Manhã

Whey Protein no café da manhã pode ajudar no controle da diabetes, segundo cientistas da Inglaterra.

Whey Protein é um dos suplementos mais utilizados pelos fisiculturistas. Mas esse novo estudo sugere que podem também ser de grande benefício para a população em geral, não somente aqueles que querem crescer (ganhar massa muscular)!

O consumo do Whey Protein como shake antes do café da manhã, segundo cientistas, pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.

O diabetes tipo 2, é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistência aos efeitos da insulina – hormônio que regula a entrada de açúcar nas células – ou não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.

O Whey Protein, proteína do soro do leite, que também pode ser encontrada no próprio leite e queijo,  melhorou os níveis de açúcar no sangue em um pequeno estudo feito com homens obesos com diabetes.

Foram feitos dois experimentos para testar os efeitos do consumo de Whey Protein. O primeiro estudo foi feito com 12 homens obesos , dando a eles 30 minutos de descanço ou uma leve sessão de exercícios na esteira pelo mesmo período de tempo. Eles deram aos participantes ao 20g de whey protein ou um placebo antes do consumo de um café da manhã rico em carboidratos. Os níveis de açúcar no sangue, que normalmente tem um pico após alimentações, foi controlado como resultado do uso do whey protein.

No segundo estudo, 11 homens com diabetes tipo 2 tomaram 15g de whey protein. As descobertas foram apresentadas na Conferência Profissional de Diabetes do Reino Unido: o açúcar no sangue foi mantido sobre controle. Além disso, eles sentiram maior saciedade, ajudando-os a diminuir a vontade de fazer um lanche antes do almoço.

“Nós sabemos que níveis de glucose altos no sangue depois da alimentação podem contribuir para um pobre gerenciamento da glicose no sangue e também podem ser ruim para saúde cardiovascular. Nós mostramos que consumir pequenas porções de Whey Protein antes de uma refeição pode ajudar pessoas a evitar altos níveis de glicose no sangue e também a terem uma maior saciedades após refeições.”

Daniel West, autor do estudo

Mas, calma! Não é por isso que você vai começar a consumir Whey Protein antes de todas as refeições!

Estudos realizados na Universidade de Duke, Estados Unidos, apontam que altos consumos de proteínas e aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) em conjunto com uma dieta rica em gordura pode levar à resistência da insulina, um dos precursores da diabetes, em especial em pessoas obesas.

É sempre bom consultar um médico ou nutricionista para que ele indique as quantidades corretas de whey protein a serem ingeridas em uma dieta balanceada.

FONTE
1. Eating whey protein before breakfast could prevent diabetes: Substance used by bodybuilders helps to stop blood sugar levels spiking from food. Disponível em: http://www.dailymail.co.uk/health/article-4297114/Eating-whey-protein-breakfast-prevent-diabetes.html#ixzz4bP4j9543.

2. Diabetes tipo 2: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-tipo-2.
3. Too Much Protein, Eaten along with Fat, May Lead to Insulin Resistance. Disponível em: https://corporate.dukehealth.org/news-listing/too-much-protein-eaten-along-fat-may-leain-resistance.

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